Vou tentar explicar através de uma Charada da Economia:
Qual a relação entre a LOURA GELADA, a INFLAÇÃO, a COPA DO MUNDO, alguns GOLS DA SELEÇÃO BRASILEIRA, a COTAÇÃO DO DÓLAR e a nossa POLÍTICA DE COMÉRCIO EXTERIOR ?
Não parou aí não; Mais ingredientes nessa Charada: LATAS DE ALUMÍNIO e CRESCIMENTO DE CONSUMO INTERNO.
Vamos lá: LOURA GELADA, ou seja, a cerveja que eu tomo no Bar do Vander Cruz aqui em Ubaporanga enquanto jogo sinuca geralmente é vendida em GARRAFA ou em LATA. A INFLAÇÃO que nada mais é o "aumento de preços". Pode ser puxada ( em algumas ocasiões ) pelo aumento de preço ocasionado pelo aumento de consumo de determinado produto.
É a chamada "INFLAÇÃO DE DEMANDA".
Um exemplo clássico: Produtos Agrícolas por exemplo: Devido às sazonalidades das safras, nas "entre-safras" OS PREÇOS SOBEM.
O consumo de bebidas de uma maneira geral, e em especial da CERVEJA, a LOURA GELADA NOSSA DE CADA DIA ( preciso me controlar ) tende a apresentar um aumento considerável de consumo durante as COPAS DO MUNDO ! E especialmente quando acontece GOL DO BRASIL.
Já estamos quase no final da Charada... Vamos agora para a parte de POLÍTICA DE COMÉRCIO EXTERIOR:
O QUE INFLUENCIA NO PREÇO DE PRODUTOS QUE A GENTE COMPRA DO EXTERIOR , E NO PREÇO DOS PRODUTOS QUE A GENTE VENDE PRO EXTERIOR ?
Primeiro: A Taxa de Câmbio, que nada mais é que a Relação de Troca entre o Real e o Dólar e vice-versa.
Afinal "Quanto menos Reais eu precisar pra comprar um produto feito lá fora ( Estados Unidos, China etc ) maior é o meu e o seu poder de compra em reais em relação a outras moedas !"
Quando isso acontece, como atualmente, ficamos tentados a viajar pro exterior ou consumir cada vez mais produtos importados.
PARA PROTEGER A ECONOMIA INTERNA, O GOVERNO CRIA IMPOSTOS QUE INCIDEM SOBRE PRODUTOS IMPORTADOS:
Por exemplo, o preço de um carro BMW no BRASIL, é múito maior que na ALEMANHA ou ESTADOS UNIDOS por quê ? INCIDÊNCIA DE IMPOSTOS !
"Tchân Tchân Tchân Tchân" !!! Conclusão final : O CRESCIMENTO DA RENDA DO BRASILEIRO GRAÇAS AO CRESCIMENTO DA ECONOMIA fez com que o Governo baixasse temporariamente os Impostos de Importação do PAPEL UTILIZADO NOS RÓTULOS DA CERVEJA ( a alíquota foi reduzida de 14 % para 2% ) em função da INCAPACIDADE DOS FABRICANTES BRASILEIROS DE CERVEJA EM ATENDER À DEMANDA que poderá acontecer durante a Copa da África.
Para as latinhas de alumínio, a redução da alíquota foi de 16% para 2%! Que pechincha, não ? É porque a expectativa é que consumo de cerveja em lata cresça 15% neste primeiro semestre sendo que OS NOSSOS FABRICANTES DE LATINHA JÁ ESTÃO OPERANDO COM CAPACIDADE MÁXIMA.
Se faltar RÓTULO ou LATINHA os nossos FABRICANTES DE RÓTULOS e LATINHAS tendem a aumentar os preços, que são pagos pelos FABRICANTES DE CERVEJA que por sua vez teriam que repassar esse aumento de custo pro VANDER CRUZ, Pro BAR DA DONA MARIA, pro BAR DO RONALDO, pra DONA VERA, pro BAR DO DIVINO, PRO SALMOS BAR, pra Pizzaria DO GERSON, pro NADINHO'S RESTAURANTE... e então esses comerciantes não teriam outra opção a não ser repassar o custo para Kiko Jack Bauer, Timbura, Abêia, Zé Carlos, João Batista, Klinger, Lôzinho, todo mundo pagando mais caro por falta de capacidade das fábricas brasileiras em atender nossa demanda pelo líquido que passarinho não bebe, a Loura Gelada, o Líquido Sagrado como dizia o Alisson Pezão, meu guru de informática em Ipatinga dos tempos da Usimicro... ( O cara tem um buteco em casa - tô aqui me remoendo de inveja até hoje quando a gente molhou a palavra antes de levarmos metade da empresa pro sítio em Cocais em 2006 !! Sortudo F*d*P* !!!).
FINAL DA CHARADA: MAIS VALE UM IMPOSTO DE IMPORTAÇÃO MAIS BAIXO DO QUE AUMENTAR O PREÇO DA CERVEJA DO KIKO E SEUS AMIGOS! SAÚDE BRASIL, RUMO AO HEXA !
Vou tomar uma Pitchulinha.
Nenhum comentário:
Postar um comentário