Sabe-se que Actívia funciona muito bem, a fabricante Danone até se propõe a devolver o seu investimento no iogurte se o seu vaso sanitário, pinico, moita, sei lá onde você c*g* não voltar a ser frequentado regularmente! Mas depois que produto foi alvo de uma piada, a alta direção da Danone não gostou, e processou ( ou esteve tentando processar ) o autor da primeira piadinha. A brincadeira "Misturei Actívia com" virou febre na internet. Ganhou sites próprios, Blogs, Twitter e virou até piada em rádio. Eu conheci a brincadeira ouvindo o Paschoal e a Placidina ( Rádio Itatiaia ) lendo um e-mail de um ouvinte ( devidamente identificado ) em seu programa "Acorda Paschoal" e a maneira desse mestre do humor ler no ar me fez quase virar do avesso de tanto rir, mesmo trancado no meu mini-estúdio quase acordei a casa às 5 da manhã de tanto dar gargalhadas...Ando meio depressivo e eu nem lembrava que eu tinha senso de humor...
Quanto ao senso de humor da Danone...A brincadeira irritou a alta direção da empresa que produz o iogurte e após uma intensa busca nos diversos sites de relacionamento que publicaram a piada o autor foi encontrado e citado judicialmente.
A representação da empresa está sendo feita pelo escritório de advocacia Ameida, Prado & Associados, segundo o site http://rainier.posterous.com/ . O autor da piada, que por razões óbvias não quis revelar seu nome, apenas declarou: "caguei". No Twitter, há um perfil onde você completa a frase "Misturei Actívia Com" sem identidade do dono, mas ganhou milhares de seguidores em poucas horas, em uma performance digna de celebridades. O dono não seriam bobo de se arriscar ser processado também, mas há muitos sites com donos e nomes exibidos. Já pensou se fossem processar todo mundo ?
Acredito que as piadinhas não tiveram a intenção de criticar o produto da Danone, e mesmo que fosse para fazer uma crítica negativa, usaríamos o direito de LIBERDADE DE EXPRESSÃO, muito citado nos comentários indignados de outros internautas em outros sites a respeito do tal processo ao autor da piada. Além do mais estes internautas dizem que a brincadeira ajudou a impulsionar a marca, pelo ritmo de investimentos em marketing e de consumo crescente, também nas classes C e D, as piadas na internet não devem desaparecer tão cedo...
E a Danone concorda, de acordo com entrevista à jornalista Andréa Martins do site www.mmonline.com.br:
"São brincadeiras, e as pessoas só brincam com marcas relevantes, que fazem parte da vida delas", destaca Cesar Tavares, gerente de marketing da marca Activia na Danone. Mariângela Silvani, diretora de criação da Y&R, agência responsável pela comunicação da marca globalmente, concorda com o executivo e completa: "Acho que as piadas vêm dos homens", o que faz sentido, já que o comercial é direcionado ao público feminino. Provavelmente poucos homens sabem que estima-se que nove em cada dez mulheres tenham problemas com funcionamento regular do intestino.É um tabu para muitas mulheres.
O comercial, estrelado pela atriz Patrycia Travassos como garota-propaganda da marca no Brasil utiliza linguagem clara e direta, com testemunhais e ilustrações que mostram o interior do corpo humano. Apresentadora do programa Alternativa Saúde, do GNT há 12 anos, já fez três campanhas para a marca neste ano que abordam de forma simples, direta e simpática um tema tão íntimo, muitas vezes visto com preconceito.Ela diz que consome o produto há muito tempo.
Parece que a Danone cedeu ao senso de humor do brasileiro. Até por que se continuarem "apelando para as brincadeiras virtuais" acontecerá como na "vida real": Te botam um apelido, se você deixar de ligar e ficar apelando, o apelido "pega". É assim que virei "Kiko Jack Bauer". No caso de um produto industrializado, acho que existe o agravante de possíveis futuras usuárias acharem que Iogurte Actívia seja uma piada mesmo.
Em respeito à Danone, não vou postar as piadas aqui, quem quiser ler que procure no Google. Parece que o fabricante, diante de tanto sucesso em vendas seja através da campanha muito bem sucedida ou através das piadinhas infames, pensa em teorias conspiratórias, armação de algum concorrente, sei lá... Não só a respeito das piadas, mas das acusações sérias que aparecem na internet que não aparecem nem nos rótulos do Actívia e nem na campanha, como nas INFORMAÇÕES POLÊMICAS abaixo, assinado pela suposta nutricionista paulista,
MARÍLIA C DUARTE:
""Afinal, o que é Activia?
O que são os bacilos DanRegularis?
"Bifidobacterium animalis é uma bactéria anaeróbica gram-positiva
encontrada nos intestinos de animais de grande porte, inclusive humanos."
Qual seria então a fonte para se obter o famoso DanRegularis?
NÃO, você não está enganado. São as FEZES HUMANAS..., SIM, SIM E SIM!
Mas o absurdo não para aí...
"Muitas empresas têm tentado registrar subespécies específicas como
uma técnica de marketing,renomeando estas subespécies com rótulos
pseudo-científicos."
A Danone (Dannon) protocolou como marca registrada a cepa DN 173.010,
e comercializa o organismo nomeando-o de:
Bifidus Digestum (Reino Unido),
Bifidus Regularis (EUA e México),
Bifidubacterium Lactis ou B.L. Regularis (Canadá),
DanRegularis (Brasil) e Bifidus Artiregularis
(Argentina, Áustria, Bulgária, Chile, Alemanha, Itália, Irlanda,
Romênia, Rússia e Espanha).
Cientificamente, o nome correto desta cepa é Bifidobacterium animalis
subsp. animalis, strain DN-173.010.
O motivo pelo qual a bebida láctea Activia ajuda na digestão é o
simples fato de que a bactéria adicionada pela Danone pertence
a uma cepa mais irritante para a mucosa intestinal, que ao entrar
em contato trata de expelir o mais rapidamente possível o material fecal.
Sejamos honestos. É saudável, a longo prazo, acostumar o sistema
digestivo (ou mais modernamente, sistema digestório) humano a somente
funcionar pela introdução de um material irritante/estimulante? Isso não seria viciar o organismo? Não seria mais coerente consumir mais fibras e menos pão branco, o verdadeiro culpado pelos problemas intestinais?
Alimento probiótico, eles dizem... Até quando vamos ser ingênuos (ou
seria mais correto [editado pelo Reclame Aqui]) de acreditar cegamente em propagandas e em campanhas de marketing??
A bebida láctea contendo Bifidobacterium animalis sp vem sendo
comercializada pela Danone pelo mundo afora desde 1990, mas
somente no Brasil tiveram a cara-de-pau de colocar o nome
da marca Danone (DanRegularis) no nome científico registrado.
Mas, sinceramente, prefira as verduras ao leite de cocô doce.
Em outras palavras, a tal bebida Láctea contém merda mesmo!!!!!!"
POLÊMICO, NÃO ? A DANONE MANIFESTOU-SE COM A SEGUINTE RESPOSTA :
""A Danone tem como missão levar saúde e nutrição, por meio de seus produtos, ao
maior número de pessoas.
A empresa tem conhecimento das falsas informações que circulam pela internet sobre
a origem do fermento específico de Activia, o DanRegularis, e sobre sua ação.
O texto, com falso conteúdo, é assinado por “MARÍLIA C. DUARTE (NUTRICIONISTA),
SÃO PAULO – SP”. Contudo, de acordo com a informação obtida junto ao CRN 3E –
Conselho Regional de Nutricionistas da 3ª região, este nome não possui registro nesta
entidade. Essa informação pode ser verificada através da newsletter publicada pelo
CRN 3E e pode ser acessada no link: http://www.crn3.org.br/atualidades/newsletter_vis.php?cod_mail=233.
Além disso, gostaríamos de esclarecer que Activia é um leite fermentado, com cepas
de iogurte tradicional e um fermento específico: o Bifidobacterium animallis DN-173
010, subsp lactis, que leva o nome comercial de DanRegularis. Esse fermento se
mantém vivo e presente (em níveis adequados) durante todo o período de validade do
produto.
Assim, Activia ajuda a regular o tempo de trânsito intestinal, diferentemente do que
tem sido divulgado em alguns blogs e correntes de email.
Na atual literatura científica, o Bifidobacterium animalis subsp lactis (ou b.lactis) não apresenta nenhuma característica que irrite ou agrida a mucosa intestinal. Existem estudos científicos mostrando que Activia melhora a qualidade de vida dos indivíduos que sofrem com a síndrome do intestino irritável. Outro ponto importante é que outras espécies do gênero Bifidobacterium podem ser encontradas naturalmente no
trato intestinal de indivíduos saudáveis.
A atual nomenclatura taxonômica para essa cepa de bactéria probiótica é o
Bifidobacterium animalis subspécie lactis (Masco et al., 2004), protegida pela patenteEP1297176B1(Antoine et al., 2002).
Esta cepa probiótica alimentar está depositada na Collection Nationale de Cultures de
Microorganismes (CNCM) em Paris, França, que é uma autoridade internacional, criada
de acordo com o tratado de Budapeste.
O DanRegularis que você encontra em Activia é obtido a partir da replicação em
cultura estéril dessa cepa. O processo de replicação de fermentos é largamente
utilizado, não só na produção de iogurtes e leites fermentados, mas também de
queijos, vinhos, pães etc.
O leite fermentado Activia também está registrado no Ministério da Agricultura do
Brasil e, por se tratar de um alimento funcional, também foi avaliado pela CTCAF
(Comissão Técnico-Científica de Assessoramento em Alimentos Funcionais e Novos
Alimentos da ANVISA).
Activia possui 17 estudos clínicos, comprovando seu efeito benéfico. Esses estudos
foram realizados pelo departamento de Pesquisas da Danone e por diversas
universidades do mundo e foram publicados nas mais reconhecidas revistas científicas.
O leite fermentado Activia está presente em mais de 70 países e, aqui no Brasil, desde janeiro de 2004. Reafirmamos que a Danone, empresa líder mundial de produtos
lácteos frescos e água mineral, presente em mais de 120 países, tem o compromisso
de levar saúde e nutrição aos seus consumidores e o leite fermentado Activia é um
exemplo disso.
Para mais informações sobre o produto, acesse www.activiadanone.com.br ou entre
em contato com o nosso DAC no número 0800 701 7561.
DAC- Departamento de Atenção ao Consumidor da Danone Brasil""
OPINIÃO DO KIKO:
O que me preocupa nesse esclarecimento da DANONE é a revelação da obtenção da fórmula do Actívia, o que favorerecia muito algum concorrente que não tenha tanta influência na mídia. Por isso pensei em conspiração ou provocação, ainda mais vindo de uma suposta nutricionista não registrada no Conselho Regional de Nutricionistas. Além disso não se sabe de algum concorrente à altura e com uma campanha televisiva à altura, e com um desafio à altura de resolver os problemas intestinais através de um iogurte encontrado em supermercados a preço popular, ao invés de remédios vendidos em farmácias que nem ouvimos falar, apesar das estatísticas quase desconhecidas quanto aos problemas de "intestino preso".
Edson Júnior, Kiko Jack Bauer - Ubaporanga, MG.
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